BABIN, Pierre e KOULOUMDJIAN, Marie-France. Os novos modos de compreender: a geração do audiovisual e do computador. São Paulo: Paulinas, 1989.
BATTELLE, John. A Busca: como o Google e seus competidores reinventaram os negócios e estão transformando nossas vidas. Rio de Janeiro, Elsevier, 2006.
BOLAÑO, César e BRITTOS, Valério Cruz. A televisão brasileira na era digital: exclusão, esfera pública e movimentos estruturantes. São Paulo, Paulus, 2007.
BUSTAMANTE, Enrique (org.) Hacia un nuevo sistema mundial de comunicación: las industrias culturales en la era digital. Ed. Gedisa, Barcelona, 2003
CABRAL, Adilson. Rompendo fronteiras: a comunicação das ONGs no Brasil. Rio de Janeiro: Achiamé, 1996.
_________________. E a massa virou rede. In: CD-ROM dos Anais do Congresso da Sociedade Interdisciplinar da Comunicação. São Paulo: INTERCOM, 1999.
_________________ e CABRAL, Eula D. T. Não começou em Genebra, não vai terminar em Tunis: desafios a partir das organizações da sociedade civil para concretizar a sociedade da informação e do conhecimento. Disponível em: http://www.comunicacao.pro.br/artcon/ euladilson2.htm. Acesso em: 01/11/2004.
DIZARD JR, Wilson. A Nova Mídia: a comunicação de massa na Era da Informação. 2.ed. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2000.
HOINEFF, Nelson. A nova televisão: desmassificação e o impasse das grandes redes. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1996.
JOHNSON, Steven. Cultura da interface. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
_______________. Emergência: a vida integrada de formigas, cérebros, cidades e softwares. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2003.
KLEIN, Naomi. Sem logo: a tirania das marcas em um planeta vendido. Rio de Janeiro: Record, 4ª ed., 2004.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 1995.
____________. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LIMA, Venício A de. Mídia: teoria e política. São Paulo: Editora Fundação Persu Abramo, 2001.
MARTÍN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.
MORAES, Dênis de (org.).Por uma outra comunicação. Rio de Janeiro, Record, 2003.
________________. Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro, Mauad, 2006.
PAIVA, Raquel. O espírito comum: comunidade, mídia e globalismo. Petrópolis, Vozes, 1998.
PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Comunicação nos movimentos populares. Petrópolis, Vozes, 1998.
RAMOS, Murilo César e SANTOS, Suzy dos. Políticas de Comunicação: buscas teóricas e práticas. São Paulo, Paulus, 2007.
UNESCO. Um mundo e muitas vozes: comunicação e informação na nossa época. Comissão internacional para o estudo dos problemas de comunicação. Rio de Janeiro: FGV, 1983.
VIZER, Eduardo. La trama (in) visible de la vida social: comunicación, sentido y realidad. 1. ed. Buenos Aires: La Crujía, 2003.