Centro de Pesquisa e Produção em Comunicação e Emergência

Integrantes

PESQUISADORES

Adilson Vaz Cabral Filho – Coordenador
Professor associado da Universidade Federal Fluminense, atuando no Departamento de Comunicação Social e nos Programas de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC) e de Estudos pós-graduados em Política Social (PPGPS). Coordenador do Curso de Comunicação Social da UFF (2016-2020). Pós-doutor em Comunicação na Universidade Carlos III de Madrid (2013), Doutor em Comunicação Social (2005) e Mestre em Comunicação Social (1995) pela Universidade Metodista de São Paulo e Graduado em Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal Fluminense (1992). Coordenador do EMERGE – Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência, além de pesquisador do COMUNI, grupo de pesquisa sediado na Universidade Metodista de São Paulo. Integra o Laboratório de Pesquisa Aplicada – LaPA, do PPGMC-UFF. Contemplado no Edital Jovem Cientista do Nosso Estado (período 2013-2016), pela FAPERJ. Membro associado da ULEPICC Brasil – Capitulo brasileiro da União Latina da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, tendo sido Secretário Geral da entidade de 2010 a 2014 e Presidente da entidade na gestão 2014-fev.2016. Vice-coordenador da Seção de Comunicação Comunitária da IAMCR – International Association of Media and Communication Research na gestão 2012-2016. Autor de livros e artigos em Políticas de Comunicação, com ênfase em Comunicação Comunitária, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas de comunicação, democratização da comunicação, apropriação social das TICs, comunicação comunitária e digitalização das comunicações.
CV Lattes – http://lattes.cnpq.br/1787526384833274

Andrea Meyer Landulpho Medrado
Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense, atuando no Departamento de Comunicação Social (GCO) e no Programa de Pós Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC). Pós-doutora pela Royal Holloway University of London, com bolsa da Arts and Humanities Research Council (AHRC), e Doutora em Estudos de Mídia pela University of Westminster em Londres, com bolsa da Overseas Research Scholarship. Coordenadora da seção de Comunicação Comunitária e Mídia Alternativa da International Association for Media and Communication Research (IAMCR). Co-editora da Revista Mídia e Cotidiano. Integrante do Grupo de Pesquisas EMERGE (Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência) e do Grupo Mídias, Redes e Jovens, ambos cadastrados no CNPq. Também atuou como professora em diversas universidades no Reino Unido (Bournemouth University, Royal Holloway, London Metropolitan University, University of Westminster – 2006-2013). Mestre em Comunicação e Sociedade pela University of Oregon nos Estados Unidos (2002 – 2004, bolsista Fulbright) e graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica do Salvador (1995 – 1999). Além da carreira acadêmica, tem mais de dez anos de experiência na área de criação, atuando como redatora em diversas agências de publicidade. Especializada em propaganda política, tendo sido responsável pela criação de material publicitário (online, TV e rádio) para campanhas políticas em todo o Brasil (Recife, Goiania, Salvador, Sao Luis, Macapá e Santos).
CV Lattes – http://lattes.cnpq.br/9397566409136116

Bruno Lima Rocha Beaklini
Cientista político, internacionalista e jornalista. Um dos pioneiros na formulação contemporânea do Estruturalismo de Matriz Libertária e, por consequência, da Teoria da Interdependência das Três Esferas (Ideologia-Economia-Politica). Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado e doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (respectivamente, 2004 e 2009). Participa ativamente do Grupo de Pesquisa Cepos (UFS, onde é vice-líder) e seu vínculo profissional é como docente de graduação de relações internacionais da ESPM-Sul e na Faculdade de Comunicação Social (jornalismo) da Unisinos. É pesquisador em atividade, desenvolvendo trabalhos a respeito da crise financeira após 2008, com ênfase em economia política internacional. Também participa do Grupo de Pesquisa Emerge, do IACS/UFF. Tem experiência nas áreas de Ciência Política, Relações Internacionais e Comunicação Social, com ênfase em Pensamento Político-Estratégico Latino Americano, Geopolítica, Economia Política Internacional, Comunicação e Cultura, Política Internacional e Teoria da Radicalização Democrática (esta como teoria de médio alcance). Atua principalmente nos seguintes temas: política internacional (ênfase em zonas deflagradas e mundialização financeira) e análise estratégica em sentido pleno (estudos estratégicos), análise política, teoria democrática, formação política para movimentos populares, comunicação comunitária e popular, economia política da comunicação, cultura política e pensamento político latino-americano.
CV Lattes – http://lattes.cnpq.br/5961075139772118

Eula Dantas Taveira Cabral
É Professora do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos e trabalha com pesquisas e projetos no Setor de Políticas Culturais da FCRB (MinC). Tem Pós-doutorado, Doutorado e Mestrado em Comunicação Social. Doutora (2005) e Mestre (2000) em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduada em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Amazonas (1997) e em Educação Religiosa pela Faculdade Batista de Teologia do Amazonas (1996). Jornalista e radialista registrada no Ministério do Trabalho. Trabalhou no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) como pesquisadora; responsável pela área de Comunicação da Coordenação de Ensino e Pesquisa, Ciência e Tecnologia da Informação do IBICT; e na gestão do Portal do IBICT, na área de Pesquisa e Pós-Graduação. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: EMERGE – Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência – UFF e Ética e Política da Informação – IBICT, cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil do CNPq. Atua nas áreas de economia política da comunicação e da informação, políticas e estratégias de comunicação, grupos de mídia, tecnologias de informação e comunicação, mídias digitais, inclusão digital, comunicação científica, ciência da informação, jornalismo, publicidade e mídia brasileira.
CV Lattes – http://lattes.cnpq.br/1180749525319069

Marco André Feldman Schneider
Pesquisador adjunto do Ibict. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGCI – Ibict-UFRJ. Professor adjunto do Departamento de Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói-RJ) e do mestrado em Mídia e Cotidiano (PPGMC), do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS-UFF). Possui estágio pós-doutoral em Estudos Culturais, pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-2012). Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP-2008). Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ-2003). Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Produção Editorial (ECO-UFRJ-1999). Pesquisador Associado do PACC-UFRJ. Possui um livro de poesia, três capítulos de livro e diversos artigos publicados nos principais periódicos do Brasil e da América Latina, e em dois de Portugal. Vencedor dos concursos de ensaio Pensar a Contracoriente (Cuba-2003) e Mário Pedrosa, sobre arte e cultura contemporâneas (Brasil-2010). Trabalha na área acadêmica desde 2003, lecionando diversas disciplinas teóricas em cursos de comunicação e ciência da informação. Interesses atuais de pesquisa: ética, epistemologia e economia política da informação, da comunicação e da cultura. Músico e escritor. Líder do grupo de pesquisa Perfil-i (Perspectivas Filosóficas em Informação). Membro da Ulepicc (União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura), da ICIE (International Center for Information Ethics) e da Red Latinoamericana de Etica de la Información.
CV Lattes – http://lattes.cnpq.br/6589062304969432

Maria Érica de Oliveira Lima
Graduação em Comunicação Social (Jornalismo) PUC-Campinas, mestrado em Comunicação, área de concentração: Teorias e Ensino da Comunicação, Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e doutorado em Comunicação Social, área: Processos Comunicacionais, (Umesp) com sandwich na Universidade Fernando Pessoa (UFP), Porto (2004-2005), como bolseira do Programa AlBan. Visiting Scholar and Visiting Researcher The University of Texas at Austin, pelo Teresa Lozano Long Institute Latin America Studies (2012.1). Atuação como pesquisadora em Comunicação e Jornalismo, com ênfase em Indústrias e Estudos Culturais, Mídia local e regional, Folkcomunicação, Estratégias políticas e econômicas de grupos midiáticos, História e práticas do Jornalismo. Professora Associada do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) Estudos da Mídia (PPgEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Conselheira da Rede de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicação.
CV Lattes – http://lattes.cnpq.br/6732708640687417

Renata da Silva Souza
Doutora em Comunicação e Cultura, com defesa de tese em agosto de 2017, na linha de pesquisa Mídia e Mediações Socioculturais do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Atua como co-investigadora da rede internacional de pesquisas E-Voices: Redressing Marginality (Edital do Arts and Humanities Research Council, 2017-2019). Realizou o estágio de doutorado-sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona (2015). Possui título de mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). É graduada nas áreas de Jornalismo (2007) e de Publicidade (2009) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Tem experiência em Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo comunitário, jornalismo político, teoria da comunicação, leitura crítica, direitos humanos e favelas. Atua também com publicidade política, além das relações de gênero e raça. É autora do livro “Cria da Favela”.
CV Lattes – http://lattes.cnpq.br/3044571572111852

Sérgio Denicoli dos Santos
Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela UFES – Universidade Federal do Espírito Santo, e em Jornalismo pela FAESA – Faculdades Integradas Espírito-Santenses, Mestre em Informação e Jornalismo pela Universidade do Minho, Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (2012) e pós-doutor pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Economia Política da Comunicação e Comunicação Digital. É autor do livro “TV digital: sistemas, conceitos e tecnologias”, publicado em 2012, e editor do e-book “Digital Communication Policies in the Information Society Promotion Stage”, publicado em 2012, entre outras obras. Atuou como professor na Universidade do Minho, Universidade Lusófona do Porto, Universidade Federal Fluminense, FAESA e UVV – Universidade de Vila Velha.
CV Lattes – http://lattes.cnpq.br/5517788897685424

Simone do Vale
Doutora e mestre em Comunicação & Cultura pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com graduação em Jornalismo (FACHA). Possui experiência docente nas áreas de Jornalismo, Publicidade e Audiovisual. Sua pesquisa atual se concentra no tema das manifestações globais com ênfase nos seguintes eixos: mobilizações em rede, ativismo, performance, narrativas políticas e participação. Realiza pesquisa de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense.
CV Lattes – http://lattes.cnpq.br/6717365202904903

ESTUDANTES
Doutorandas(os)
Camila Magalhães de Holanda
Cinthya Pires de Oliveira
Domingos Alves de Almeida
Priscila Seixas da Costa

Mestres
Amélia Aben Athar Olinto Ramos
Ana Paula Muller Soares
Bruna Franco Castelo Branco Carvalho
Camila Magalhães de Holanda
Filipe Mello de Souza Cabral
Leticia Carolina dos Santos Moreira Pinho
Luiza Cunha Barata
Marcelo Machado da Motta
Marina Roale Fabricio Rodrigues
Rafael Giurumaglia Zincone Braga
Renata Brás de Souza
Renata Palitó de Carvalho

Mestrandas(os)
Alex Rodrigues da Costa e Oliveira
Anderson Antonio Andreata
Claudiene dos Santos Costa
Emanuela Neves do Amaral
Fernanda da Silva Guimarães
Iago Fillipi Patrocínio Macedo
Jaqueline Suarez Bastos
Maíra Medeiros Carvalho Xavier

Graduadas(os)
Andrezza Francisco Paulo
Guttenberg Coutinho

Graduandas(os)
Carolinne Cabral Santos
Mariana Martins Trindade
Pâmela Dias de Sousa

Extensao e Eventos